Não deixa de ser curioso, mas após uma ausência de quase 4 meses de blogue, e com tantas entradas atrasadas, a de hoje seja sobre um livro que não li... ainda!
"Silêncio" de Shusaku Endo é o motivo!
Fui de "encontro" a este livro através do convite para um "Encontro com Fé" anunciado à porta da livraria Ferin na rua Nova do Almada, por certo num dos passeios de hora de almoço... à FNAC! Desde 1995 a calcorrear a Baixa quase diariamente e nunca tinha entrado na livraria Ferin, e nem sabia que na cave existia uma sala/anfiteatro, apesar de já ter ouvido na Antena 1 algumas apresentações coordenadas pelo Ribeiro e Castro de lá, mais uns tempos e as grandes livrarias vão "secar tudo à volta"... e eu também tenho culpa! Depois confirmei (a vista d)o convite à porta da Igreja de São Nicolau, que participa na organização destes "Encontros com Fé" (ou livros com Fé?). A apresentação do livro esteve a cargo a Áurea Miguel e valeu a hora passada a "conhecer" melhor a história e vicissitudes dos mártires do Japão, apesar de ter referido que para ela o livro não "acaba bem", afinal o tema do romance anda à volta dos primeiros missionários católicos no Japão. Infelizmente a assembleia não era numerosa, cerca de 10 pessoas, mas é melhor não entrar pelas quantidades!
Por fim um referência ao Shusaku Endo (1923-1996), que desconhecia (a cultura não dá para mais!), que escreveu a partir da perspectiva fora do comum de ser japonês e católico.