24 de setembro de 2011

Verbum Domini

Quase um ano depois da sua divulgação li finalmente a Exortação Apostólica do Papa Bento XVI "Verbum Domini - A Palavra de Deus". Um tema cativante, afinal temos sempre muito a aprender, numa leitura algo densa que nos obriga a estar sempre atentos. Mais que as minhas parcas e sem ciência palavras, deixo algumas frases soltas que me prenderam.

"Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré." (n.º 12)

"Também São Jerónimo está firmemente convencido de que «não podemos chegar a compreender a Escritura sem a ajuda do Espírito Santo que a inspirou»." (n.º 16)

"Mais ainda, deve afirmar-se que o próprio Cristo «está presente na sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura»." (Sacrosantum Concilium, do Concílio Ecuménico Vaticano II, n.º 52)

"ambão.. É bom que seja fixo, esculturalmente em harmonia estética com o altar, de modo a representar mesmo visivelmente o sentido teológico da dupla mesa da Palavra e da Eucaristia." (Ordenamento Geral do Missal Romano, n.º 68)

"São Jerónimo, grande «enamorado» da Palavra de Deus, interrogava-se: «Como seria possível viver sem o conhecimento das Escrituras, se é por elas que se aprende a conhecer o próprio Cristo, que é a vida dos crentes?»." (n.º 72)

"Como diz Santo Agostinho: «A tua oração é a palavra dirigida a Deus. Quando lês, é Deus que te fala; quando rezas, és tu que falas a Deus»." (n.º 86)

"Como afirmava Santo Ambrósio, quando tomamos nas mãos, com fé, as Sagradas Escrituras e as lemos com a Igreja, a pessoa humana volta a passear com Deus no paraíso." (n.º 87)

"Por isso, os Padres sinodais lembraram a expressão feliz dada à Terra Santa: «o quinto Evangelho»." (n.º 89)

Sem comentários:

Enviar um comentário