"Incendies, a mulher que canta" um filme franco-canadiano de Denis Villeneuve, baseado numa peça do canadiano de origem libanesa Wajdi Moua, parte da leitura de um testamento da mãe de dois gémeos, que nessa altura descobrem que têm um irmão e um pai, que os dois achavam que havia falecido, com duas cartas para lhes entregar! É uma daquelas histórias fantásticas, no caso de sofrimento, em que pensamos que uma mulher/homem não consegue suportar, quando muito provavelmente muita gente "invisível" ainda as vive hoje! O filme é algo confusão até, quase no final, conhecermos a sua "chave"! Também a localização geográfica não foi imediata, embora tenha associado algumas partes à guerra civil no Libano no início dos anos 70, entre milícias cristãs e muçulmanas, mas ainda pensei que se referia a Israel e a Palestina, sendo que algumas casas não me eram completamente estranhas, afinal uma parte do filme foi filmada na Jordânia.
21 de outubro de 2011
Museu do Oriente
Confesso que a temática imaginária de um Museu sobre/do Oriente não me fascinava, pois associo-a às porcelenas, se não estou em erro devido a uma exposição na Expo98, mas tenho que reconhecer que me enganei! Para além de uma exposição temporário sobre os brinquedos e jogos na Ásia (e um briquedo japonês copiado com um "Japan ma de in"!!!), as exposições sobre a presença portuguesa na Ásia e os deuses da Ásia merecem uma demorada visita (os preços da loja é que não são os das lojas dos 300!!!). Gostei bastantes dos artigos católicos na parte dedicada à Índia, em especial de um biombo com cenas da vida de Cristo!
Ascensão
O dia começou muito bem, também não é muito difícil num dia de folga, por trabalho prestado ao Domingo, há quase 4 meses, felizmente o único deste ano! A partida em Missão para a Diocese de Beja da Irmã Ascensão Lourenço, da congregação das Missionárias do Espírito Santo, foi um pretexto para uma saborosa visita à Cruz Quebrada, com direito a madrugadora Eucaristia e, de vez em quando, também é importante irmos a outras Paróquias, pelo menos quebramos a rotina de aquele lugar "ser nosso" (ups, espero não ter tirado o lugal a ninguém!).
A apresentação e um breve cumprimento ao Padre Daniel Henriques, constatando que afinal tenho conseguido enganar bem a Irmã Ascensão, pois não mereço as palavras elogiosas que sempre me dirige!?!
A Irmã Ascensão (até há muito pouco tempo saía sempre AscenÇão"!!!) é de uma jovialidade impressionante, sabe muito bem encontrá-la... e recordar-me-ei sempre (interesseiro) de um chapéu-de-chuva, nas ordenações no Ano Paulino!!!
Obrigado Irmã e boa Missão...
14 de outubro de 2011
Palhaços (OE e ONV)
Normalmente um post/comentário no Facebook não dá origem a uma entrada no blogue, mas hoje abro uma excepção: Começa a ser perigoso trabalhar para/no ministério (a letra pequena não é devida ao acordo, é mesmo pequena!) das finanças! Por isso, fui buscar estas palavras da Beatriz Quintella, a presidente e palhaço da Operação Nariz Vermelho, do relatório de 2010: "Os relatórios devem ser objectivos e mensuráveis, mas nesta casa de palhaços às vezes as tarefas são cumpridas com a criatividade das crianças e um amor infinito pela missão de ajudar quem mais precisa. E, felizmente não há números ou cálculos, nem tabelas e gráficos que demonstrem o que há de melhor num gesto de carinho, num sorriso e num momento passado com alegria."
10 de outubro de 2011
Santa Rita de Cássia
No caso um telefilme italiano (Rita de Cascia), com a Vittoria Belvedere no papel principal. Por certo a vida de Santa MargheRITA é muito mais rica que este filme, que se centra muito no tempo do casamento, afinal por volta de 1400 (1381-1457), e ainda hoje, as lutas a espada pelo poder temporal eram muito mais cinematográficas que os episódios de santidade! Mas é sempre bom lembrar esta Agostiniana, a advogada das causas desesperadas ou perdidas e a Santa dos impossíveis.
Subscrever:
Mensagens (Atom)