Primeiro um filme. Fui ver os "Sacanas sem lei", o meu primeiro Tarantino(!!!); e lá tive que gramar com a publicidade e... (o cheiro d)as pipocas!!!
Depois um grande texto do Bruno, sobre a experiência de uma visita à Prisão de Caxias, que só consegui ler completamente à saída da estação das Laranjeiras. Algumas ....... de ..... e um sms de agradecimento ao autor, por partilhar momentos tão intensos.
"Quando veio a homilia do Padre Colimão, foi aqui que recebi dos maiores ensinamentos até hoje... Ele falava carinhosamente para os reclusos, para nós... E de repente ele diz "Jesus também foi um recluso, olhem para aquele painel"..."
"E o Padre continuava e de repente diz "Deixo-vos aqui o quadro com a fotografia do Crucifixo de S. Francisco Xavier. E reparem como Jesus sorri, em como Ele pregado na cruz está a sorrir... Todos temos a nossa cruz, vocês têm a vossa cruz, nós lá fora temos a nossa cruz... Todos temos... mas se transportarmos a cruz a sorrir, será muito mais fácil"..."
"...e soubemos que afinal aquele que tinha ido ler, ia fazer a primeira comunhão, ia fazer a primeira comunhão na prisão..."
"Foi algo de único, aí percebi tudo, naquela Eucaristia os reclusos são livres, entregam-se a Deus, Deus é força daqueles que ali estavam... Eu pensei, "não me interessa porque aqui estão, são Filhos de Deus como eu, podem ter estado no momento errado à hora errada, são reclusos, Jesus também o foi, mas precisam de nós, não podem ser esquecidos... São filhos de Deus"..."
"Virei-me vi o rapaz que fez a primeira comunhão, estendi-lhe a mão e disse-lhe "força, nunca percas a fé..." E ele disse "obrigado por teres vindo", olhei e estavam a olhar para mim com um olhar de agradecimento, com um olhar difícil de explicar, fiz questão de de cumprimentar todos eles..."
"Foi a melhor Eucaristia da minha vida, a mais forte, aquele jovem a cantar não me sai do ouvido, o sorriso o rosto de cada um..."
"Só espero e rezo que aquele sorriso de Jesus na Cruz lhes dê forças... A eles e a mim... Todos nós transportamos a nossa cruz..."
"Não esquecerei..."
Depois a Oração com cânticos de Taizé, na Paróquia de São Tomás de Aquino, alguns extractos:
Salmo: "Defende-me, ó meu Deus, porque em ti me refugio. Digo ao Senhor tu és o meu Deus. És o meu bem e nada existe acima de ti."
Cântico do silêncio: "Cantarei ao Senhor, enquanto viver, louvarei o meu Deus enquanto existir, Nele encontro a minha alegria, nele encontro a minha alegria..."
Prece: Jesus esteve preso... por todos os reclusos e pelos que lhes estendem as mãos. Pelos que partiram, rezemos por eles, que já se libertaram da prisão terrestre, e para que nós consigamos libertar-nos de todas as prisões que nos oprimem!
Cântico de vigília à Cruz: "Freinden, freinden hinterlase ich euch. Mein frieden gebe ich euch. Euer Herz verzage nicht." (alemão; Deixo-te a minha paz, a minha eu te dou. Não se perturbe o teu coração)
Oração final: "Sopro de amor de Cristo, Espírito Santo, em cada, em cada um depositaste a fé, que é como impulso de confiança mil vezes recomeçado ao longo da vida, uma confiança simples, tão simples que todos a poderiam acolher" Irmão Roger, de Taizé.
Cântico de ressurreição: "Ó Cristo ressuscitado anima uma festa no mais íntimo do homem, ó Cristo ressuscitado anima uma festa no mais íntimo do homem..."
Cântico final: "Deixa agora o teu servo ir em paz ó Senhor, deixa agora o teu servo ir em paz..."