O primeiro DVD de férias foi um filme de 1964, ou seja, tinha eu menos 5 anos, realizado por Pier Paolo Pasolini "O Evangelho segundo São Mateus" (não sei se a ausência do "São" no título em italiano é propositada?). O Pasolini acompanhou alguns grandes realizadores italianos, começando mais tarde a realizar filmes, alguns bens polémicos, como o último que já foi estreado depois da sua trágica morte! Abarcou diferentes áreas, pois foi poeta, novelista, dramaturgo, crítico literário, ensaísta e polemista.
Fiquei logo rendido com a dedicatória do filme: " À querida, alegre e familiar memória do Papa João XXIII".
O preto-e-branco acentua as expressões dos rostos, e a banda sonora ajuda à beleza do filme (JS Bach, WA Mozart, Sergej Prokofiev e Anton Webern). Um certo despojamento ajuda a "entrar" na vida de Jesus, temos é que nos habituar a que Ele (Enrique Irazoqui) e os apóstolos (Pedro é interpretado por Settimio di Porto)... falam italiano!!!
O DVD traz ainda um documentário do próprio (PPPasolini) "As Muralhas de Sana" sobre a capital do Iémen e a vontade despropositada de se querer ser moderno à força, mesmo que para isso seja necessário destruir uma tão grande riqueza legada pelo seu povo e pela história!
Sem comentários:
Enviar um comentário