13 de junho de 2011

As Irmãs de Maria Madalena

Alguns filmes que tenho comprado sem saber nada deles, apenas motivado pela capa, ou por algum factor apelativa, sobretudo os das coleções do "Público" (este foi de 1,95 euros), têm-me causado boa impressão e têm sido dos mais "saborosos", afinal a surpresa também é importante!No caso presente "prederam-me" as 3 protagonistas, pela ordem do lado esquerdo de "prato vazio": a Dorothy Duffy, a Anne-Marie Duff e a bela Nora-Jane Noone. Afinal da República da Irlanda não vêm apenas notícias de crise!!!

Além do mais, este filme de Peter Mullan tem um chamariz apelativo, pois ganhou o Leão de Ouro de 2002 (Festival de Veneza).
A história, para mais baseada em casos verídicos, é perturbante, pois mesmo a religiosidade, da sociedade e/ou individual, não podem nunca fundamentar tais actos e atitudes (nos antípodas da mensagem de misericódia divina de Jesus Cristo). Apesar de o filme não o mostrar, existindo uma breve referência biográfica, a experiência de dor comum levou-as a caminhos diferentes!

Da sinopse do DVD: Os conventos de Maria Madalena na Irlanda acolhiam raparigas enviadas pelas famílias, que ficavam aí encerradas e eram obrigadas a trabalhar para expiar os seus pecados. As penas que tinham que cumprir eram ilimitadas. Algumas mulheres viveram e morreram nos conventos. O último convento encerrou na Irlanda em 1996. O filme baseia-se no ponto de vista de quatro destas jovens nos anos 60, uma época de libertação de costumes para as mulheres. No entanto, estas jovens católicas viviam num pesadelo quase medieval. Cada uma ao seu modo, as jovens tentam revoltar-se e as suas vidas seguem trajectórias distintas.

1 comentário:

  1. Uma tristeza esse filme do começo ao fim, mostrando uma face da podridão da Igreja católica.Freiras asquerosas que de "santas" não tem absolutamente nada. Um "padreco" depravado que interrompe a missa e sai correndo (essa cena foi engraçadíssima) com mil "urtigas" pelo corpo.O melhor do filme é o final, com a vingança das duas moças corajosas que quase surram as duas das mais nojentinhas das freiras.Dá vontade de 'pular' para dentro do filme e surrar essas "freirocas" pessoalmente.Seria ótimo...

    ResponderEliminar