23 de fevereiro de 2013

Museu Mundo Sporting

Tendo em vista um obrigado algo atrasado (9 meses), fui fazer uma visita ao Museu Mundo Sporting, pelo que aproveitei para fazer a visita ao Estádio Alvalade XXI, com passagem pelo hall vip (não gosto desta sigla, mas é o que toda a gente usa, mas confio que um dia São Pedro vai explicar-lhes o que é verdadeiramente uma pessoa muito importante!), a velha (num novo local) porta 10-A, balneários, entrada para o relvado, camarote presidencial e sala de conferências de imprensa (a maior de Portugal). PS: na Luz (Estádio do Sport Lisboa e Benfica), que já visitei duas vezes, a visita inclui e finaliza nos pavilhões e piscinas, sendo que me causou alguma confusão o facto da área do antigo Estádio José Alvalade estar completamente... vazia!!!
Apesar de não ser uma visita de coração clubístico, a primeira impressão junto ao relvado, depois de subir a escada do fosso, era de que esperava um estádio maior, sendo que o primeiro anel é muito maior do que a ideia que tinha dos jogos da TV (e o segundo, muito menor!), o que talvez tenha mais impacto para as equipas de fora, pois o ambiente é mais "aconchegado" para os homens da casa!
O Museu do Sporting surpreendeu-me, pois retrata bem um grande clube (de Portugal e da Europa), das origens aos primeiros anos, passando por toda a história e ecletismo. Um grande Museu... mas vou continuar a torcer, e às (muitas) vezes sofrer, pelo Benfica!
O depois também tem sido engraçado, pois se a rivalidade clubística dos últimos anos tem sido com o Porto, como a maioria dos amigos "adversários" são do Sporting, pude comprovar que a maioria não conhece o Museu do Sporting, o que para mim... devia ser proibido!
Devia ser obrigatório todos os sportinguistas visitarem o seu belo museu!
Eu estou à espera da abertura do Museu Cosme Damião!
PS: o dia incluiu um passeio pelo Campo Grande, com aproximação às 4 estátuas junto à Biblioteca Nacional (no edifício está Biblioteca Nacional de Lisboa, que o seria na altura da inauguração do mesmo, mas que agora até se chama Biblioteca Nacional de Portugal... isto é que é vontade de grandes reformas, em que quase só se muda de nome, mas o campeão anda é a meteorologia, perdão, o mar e atmosfera!!!), e a descoberta, ao fim de muitos anos, que são o Fernão Lopes, o Gil Vicente, o Camões e o Eça!

Sem comentários:

Enviar um comentário