25 de julho de 2009

Por Santiago!!!

Dia de Santiago; se Deus tivesse querido, hoje teria chegado a Santiago de Compostela na companhia do Padre Jorge Anselmo, da jovem Dona Madalena (da Paróquia das Mercês, em Lisboa), do Hugo e restantes (uma dúzia) companheiros caminhantes (e para o ano será Xacobeo), mas esse facto permitiu-me ter a alegria de estar junto da minha Mãe no dia do seu aniversário.

Ontem tive oportunidade de visitar a nossa missionária Irmã Maria Emanuel, das Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), na Rua Chaby Pinheiro, 12-A (ao Campo Pequeno), ter estado em Adoração e assistido à Eucaristia na Igreja das FMM, dedicada a Santo António, para além de uma visita rápida à casa. Conhecer a Beata Maria da Paixão (1838 Nantes, FMM 1877-1904), fundadora das FMM (memória a 15 de Novembro) - "Caminha como um EVANGELHO VIVO" e a Beata Maria Assunta Pallotta (1878-1905). Gostei de saber que durante a semana funcionárias da COSEC e da CGD pedem às Irmãs para lhes abrirem as portas e poderem estar perto de Jesus alguns momentos na hora do almoço. Recomendo a visita, em plena Lisboa, e aqui deixo os horários: Exposição do Santíssimo Sacramento às 18:30 que permanece até à Eucaristia das 19:15 (à quinta-feira a Exposição é antecipada para as 17:00, pelas Vocações) - não fixei os horários dos sábados e Domingos. A Semana Missionária de 22 a 30 de Novembro (RM), já me tinha permitido visitar a Irmã Adelaide Varanda, das Missionárias Dominicanas do Rosário (Benfica), e o belo oásis que é o seu Centro Social em pleno Bairro 6 de Maio (Damaia).

(25 de Julho) Voltando a São Tiago Maior, Apóstolo e Mártir! Como sábado é o único dia em que não há Eucaristia em Rio de Mouro (a vespertina não conta), não pude "cumprimentar" o Apóstolo na Festa da sua Eucaristia.
"Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que este extraordinário poder é de Deus e não é nosso." (2Cor 4, 7);
"Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; por isso, exultemos de alegria." (Sl 125, 3);
"Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão." (Mt 20, 28).

Do livro "Arautos da Santidade - Vida dos Santos (Tu solus sanctus)" de António J. Dias f.m.s. (Editora Rei dos Livros, Abril de 2001):
"Irmão de S. João Evangelista, era filho de Zebedeu, arrais de barco no Lago de Genesaré. Ao vê-los, Jesus chamou-os e eles seguiram-no. Vêmo-los depois presentes na Transfiguração, na ressurreição da filha de Jairo e no Getsémani.
"Filhos do Trovão" apelidou-os o Senhor. A Mãe deles pediu para esses dois filhos, lugares de destaque no seu Reino. Estariam eles dispostos a beber o cálice do Senhor? Sim, tanto assim que S. Tiago foi o primeiro apóstolo a ser passado à espada por Herodes Agripa.
Os monges de Cluny no séc. XI, activam a peregrinação ao túmulo do Santo de Compostela. Não há certeza de esse túmulo encontrado em 830 ser do apóstolo. Certo é ser do tempo dos romanos. Também não se tem por certo que S. Tiago tenha estado na Espanha. No entanto foi muito invocado na reconquista aos Mouros."

Sem comentários:

Enviar um comentário