19 de agosto de 2011

Colóquios nocturnos de Jerusalém

O livro "Colóquios nocturnos de Jerusalém - Sobre o risco de acreditar" do Cardeal Carlo M. Martini e de Georg Sporschill, da Gráfica de Coimbra 2 (2009) traduz uma série de conversas com o Cardeal Martini, um dos mais fortes candidatos "reformistas" do último conclave papal.

O cardeal Carlo Maria Martini (nasceu em 1927) é um biblista mundialmete conhecido, que foi durante muitos anos reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1979 foi nomeado arcebispo de Milão. Jubilado desde 2002, vive actualmente em Jerusalém. Georg Sporscill (nasceu em 1946) é um jesuíta austríaco que se dedica, principalmente, à pastoral social. Trabalha na Europa de Leste desde 1991, empenhando-se em dar corpo a uma organização que se ocupa das crianças da rua e dos jovens desamparados. Obteve o Prémio Félix Ermacora para os Direitos Humanos e o Prémio Albert Schweitzer. Em 2004, foi declarado o "austríaco do ano".

"Tal como treinamos as forças físicas também podemos treinar as espirituais. Se eu estiver sempre a ver televisão, constantemente sentado ao computador, então os "músculos" do amor, da fantasia e também da relação com Deus tornam-se cada vez mais fracos."

"O meio mais eficaz para fazer amigos, que ainda não referi, foi para mim especialmente importante sobretudo na trabalho com os jovens. A palavra mágica é esta: Faz com que os outros te ajudem. (...) Um amigo torna o outro grande. Descobre os seus talentos e ajuda-o a usá-los, forma-o."

"A Igreja precisa de pessoas que façam despontar noutros a coragem e a magnanimidade para se colocarem ao serviços dos homens. Naturalmente, antes de mais, isso implica a descoberta dos próprios talentos."

Sem comentários:

Enviar um comentário