4 de agosto de 2011

A História de Irena Sendler

Atendendo à chuva intensa na tarde do dia 1 de Agosto, acabei por substituir o passeio a pé entre a Praça do Comércio e Av. AAA (António Augusto Aguiar) por um passeio de Metropolitano! Logo, o tempo com que fiquei até ao filme que fui ver foi preenchido no El Corte Inglés nas únicas secções que gosto de visitar... as dos DVD's e CD's e a livraria!!! Resultado mais 2 DVD's comprados!!!
Confesso que desconhecia a existência do recente filme "A História de Irene Sendler" de John Kent Harrisson (2009), interpretado pela Anna Paquin, baseado no livro "The Mother of the Holocaust Children" de Anna Mieszkowska, talvez por ser um telefilme (The Courageous Heart of Irena Sendler), rodado, por certo, na sequência do falecimento da heroína ao 98 anos em 12 de Maio de 2008 em Varsóvia.

No meu caso apenas tomei conhecimento da sua história através de simples um PowerPoint, com tradução "brasileira", que andou a circular nos últimos tempos pela net e que me apresentou a coragem da também conhecida como "o Anjo do Gueto de Varsóvia", que durante a II Guerra Mundial contribuiu para salvar mais de 2.500 crianças judias durante a ocupação alemã da Polónia.

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade." - Irena Sendler(owa).

Não houve uma única criança que salvou que tivesse sido atraiçoada ou descoberta pelos nazis, mas estes souberam da sua actividade e prenderam-na em 20 de Outubro de 1943 levando-a para a infame prisão de Pawiak onde foi brutalmente torturada. Num colchão de palha encontrou uma pequena estampa de Jesus Misericordioso com a inscrição: "Jesus, em Vós confio", e conservou-a consigo até 1979, quando a ofereceu ao Papa João Paulo II.

Sem comentários:

Enviar um comentário