12 de agosto de 2011

O Escafandro e a Borboleta

O filme "O Escafandro e a Borboleta", realizado por Julian Schnabel em 2007, foi mais um daqueles exemplos de um filme de que ouvi falar muito bem, mas que acabei por deixar passar no cimena, pelo que foi com alegria que reencontrei o DVD numa coleção do Público (para mais, por apenas 1,95 euros).

Narra o final da vida de Jean-Dominique Bauby, editor a Elle Francesa, que aos 43 anos e no auge da sua carreira profissional, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe paralisou o corpo inteiro... excepto um olho, e a mente. Apesar do tormento, Bauby conseguiu utilizar esse olho para comunicar com o mundo exterior, descrevendo de forma detalhada, letra a letra, as suas angústias, os seus sonhos, o seu mundo interior. Bauby acabaria por publicar um livro autobiográfico com uma mensagem de esperança poderosa.

Este é um daqueles filmes europeus, que muitos considerarão "pró-parado" e, de facto, na primeira parte vemos o que ocorreu "apenas" através do olho do protagonista, mas tem uma graciosidade que advém de transformar um escafandro, que nos impede qualquer movimento, numa borboleta que esvoaça freneticanente para onde quisermos!

Sem comentários:

Enviar um comentário