20 de julho de 2012

As Catorze Obras de Misericórida

O livro "As Catorze Obras de Misericórdia" da Alêtheia Editores (2009), uma iniciativa da Santa Cada da Misericórdia do Porto, com o apoio da Universidade Católica Portuguesa, reúne pequenos textos (e ilustrações de docentes da UCP-Porto) de personalidades e professores universitários, para cada uma das 14 obras de misericórdia, tendo me me vindo parar às mãos, em boa hora, no âmbito de uma venda de livros "estragados" (muito ligeiramente!), ou pelo menos, manuseados, logo "para despachar!"... ao contrário das 14 obras!
Algumas palavras do Vice-Presidente da Santa Casa do Porto, António Manuel Lopes Tavares:
"Falamos de obras de misericórdia, espirituais e materiais, lidas à luz da moderna doutrina social da Igreja. Falamos, pois, de uma responsabilidade que não é só de conforto material, mas antes tem uma importante e singular componente de apoio espiritual.
As catorze obras de misericórdia em reflexão moderna representam essencialmente um apelo a que não deixemos morrer a esperança e a solidariedade dos que sofrem e afirmemos uma mensagem de profunda fé numa sociedade com valores e onde o primado do Homem é decisivo na nossa opção de futuro."

Obras de misericórdia corporais:
1. Dar de comer a quem tem fome;
2. Dar de beber a quem tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Dar pousada aos peregrinos;
5. Visitar os enfermos;
6. Visitar os presos;
7. Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:
1. Dar bons conselhos;
2. Ensinar os ignorantes;
3. Corrigir com caridade os que erram;
4. Consolar os tristes;
5. Perdoar as injúrias;
6. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7. Rezar a Deus por vivos e mortos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário