A terceira Carta Encíclica do Papa Bento XVI, a "Caritas in Veritate - A Caridade na Verdade ", apesar da temática interessante e actualidade, sendo datada já de 29 de Junho de 2009, foi lida apenas recentemente.
"A caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é "meu"; mas nunca existe sem justiça, que induz a dar ao outro o que é "dele", o que lhe pertence em razão do seu ser e do seu agir. Não posso "dar" ao outro do que é meu, sem antes lhe ter dado aquilo que lhe compete por justiça. Quem ama os outros com caridade é, antes de mais, justo para com eles."
"A área económica não é nem eticamente neutra nem de natureza desumana e anti-social. Pertence à actividade do homem; e, precisamente porque humana, deve ser eticamente estruturada e institucionalizada."
"Todo o nosso conhecimento, mesmo o mais simples, é sempre um pequeno prodígio, porque nunca se explica completamente com os instrumentos materiais que utilizamos. Em cada verdade, há sempre mais do que nós mesmos teríamos esperado; no amor que recebemos, há sempre qualquer coisa que nos surpreende. Não deveremos cessar jamais de maravilhar-nos diante destes prodígios."
Sem comentários:
Enviar um comentário