11 de agosto de 2009

Santa Clara e Assis

Pouco se poderá dizer de Santa Clara que não se conheça já, mas Assis é um lugar especial de Paz, e por conseguinte, muito belo, conforme comprovarão por esta fotografia tirada numa manhã de sábado (29 de Outubro de 2005) em que pensei que estava no Cielo, pois estávamos por cima das nuvens!(11 de Agosto) Santa Clara e Assis
Do livro "Arautos da Santidade - Vida dos Santos (Tu solus sanctus)" de António J. Dias f.m.s. (Editora Rei dos Livros, Abril de 2001):
Filha de uma família rica de Assis, aos 18 anos fugiu do palácio com uma prima, juntando-se na Porciúncula a S. Francisco e aos seus companheiros. Depois de lhes cortar o cabelo, vestiu-as de burel e recebeu a sua profissão religiosa. Ao amanhecer levou-as ao mosteiro das beneditinas onde permaneceram até encontrar um lugar próprio para elas.
Entrementes vieram os seus parentes procurá-la. Clara refugiou-se na igreja. Ao tentarem agarrá-la, mostrou-lhes a cabeça rapada em sinal de consagração ao Senhor, e ao mesmo tempo agarrou-se com firmeza ao altar, dizendo que pertencia ao Senhor. Vendo isto, deixaram-na em paz.
S. Francisco obteve das beneditinas o Oratório de S. Damião, próximo da Porciúncula, onde Clara viveu em pobreza radical, a depender das esmolas somente e da divina Providência. Expirou dizendo: "Senhor, eu te glorifico por me teres criado". Contava 59 anos.
Algumas fotografias de Assisi, da Basilica di S. Chiara e da Piazza di S. Chiara, de um Francesco e do lavoro clazature em plena Via San Francesco, que da Piazza del Comune nos leva à Basilica di S. Francesco, e, para terminar, uma gelateria e a Basilica di S. Maria degli Angeli.






























Sem comentários:

Enviar um comentário